Parashat Yitrô (O que acrescenta)

Beit HaDerekh

Parashat Yitrô (O que acrescenta)

Clique aqui para apresentação resumida em Power Point

Êxodo 18:1-20:26   
Isaias 6:1-7:6                                                         
Mateus 8:5-20

Resumo da Parash

Ytrô, nome desta Parashá, era sogro de Moisés e seu nome foi traduzido para Jetro. (O que acrescenta)

Esta Parashá começa dizendo que Jetro era sacerdote em Midiã. E todos nós sabemos que Midiã era um lugar que imperava o paganismo. Anexo-1.

Através desta introdução e também do comentário dos sábios nós deduzimos que Jetro, Ytrô era um sacerdote pagão, idólatra, ele servia e se prostrava aos ídolos.

 Porém ao saber dos feitos do Eterno, Ytrô reconheceu que o Eterno é o verdadeiro Elohim, acima de todos os outros falsos deuses.

 Ytrô foi encontrar-se com Moisés, não após ouvir falar sobre a abertura do Mar Vermelho, de uma forma milagrosa, mas sim após ouvir a vitoria de Israel contra Amalec. Isto esta escrito no comentário de Rashi (Rab Slo Itsa).

 Creia em milagres, mas não viva dos milagres. Milagre + atitude = sustança.

Os milagres ocorrem para fazer com que continuemos a nossa caminhada, mas eles não são o destino final.

 David recebeu muitos milagres, mas era conhecido como um homem segundo o coração de D’us.

 Então Jetro, Ytrô reconhece que o Eterno está acima de todos os outros falsos deuses. Ytrô abriu mão da idolatria para servir ao Eterno e cumprir a Torah. (Ex 18:12)

 Podemos hoje fazer um paralelo, pois, muitas pessoas que querem se aproximar do Eterno (Fazer Teshuvá) veem de religiões pagãs, e o Eterno as abraça, pois a Torah é para todos.

 Ytrô fez Teshuvá, reconheceu o Eterno como o seu soberano, ele optou por cumprir a Torah e Ele se converteu e a Parashá tem o nome dele.

 O Eterno nunca faz distinção entre seres humanos,o judeu seja ele messiânico ou ortodoxo não é melhor do que ninguém. O Eterno recebe de braços abertos todos aqueles que de forma verdadeira querem se arrepender e cumprir seus mandamentos.

 O Zohar (Axo2-3 slides), capítulos 67b e 68a explicam: “A conversão de Ytrô, demonstra que alguém pode abandonar a idolatria e viver em santidade. A Torah tem o poder para penetrar até mesmo no profano. A palavra do Eterno tem este poder de transformar vidas, pois penetra até no coração do idólatra.”.

Isto é semelhante ao que Yeshua falou sobre nascer de novo. LEIAM:

Ytrô aconselha Moisés:
 Êxodo 18:13-16

E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.

E ensina-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;
Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.

Com isto ocorre uma descentralização das funções e uma organização maior em todo o acampamento do povo de Israel. Este não foi o principal ato de Ytrô. Foram 2: ele aconselhar Moisés a ensinar o povo Ex 18:20.

E o outro foi: E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; (Ex 18:21). ANEXO 4.1

 וְאַתָּה תֶחֱזֶה מִכָּל-הָעָם אַנְשֵׁי-חַיִל יִרְאֵי אֱלֹהִים, אַנְשֵׁי אֱמֶת–שֹׂנְאֵי בָצַע; וְשַׂמְתָּ עֲלֵהֶם, שָׂרֵי אֲלָפִים שָׂרֵי מֵאוֹת, שָׂרֵי חֲמִשִּׁים, וְשָׂרֵי עֲשָׂרֹת. 21 Moreover thou shalt provide out of all the people able men, such as fear God, men of truth, hating unjust gain; and place such over them, to be rulers of thousands, rulers of hundreds, rulers of fifties, and rulers of tens.

Pessoal este ensino de Ytrô serve para nosso dia a dia veja o conselho: ANX4. 2

        חַיִל Homens capazes de ensinar  chayil

        יִרְאֵי אֱלֹהִים Tementes a D’us  yir’ey ‘elohiym

        אַנְשֵׁי אֱמֶת Homens de verdade : an’shey ’emet    Sem máscaras,sem fazer um personagem,sem hipocrisia,é o mesmo em qualquer lugar.Aqueles que mudam de acordo com o lugar, de acordo com quem esta presente não são homens de verdade.Temos que fugir desses que são atores.

        שֹׂנְאֵי בָצַע Inimigos da ganancia shanay betza

 

Moisés era um grande profeta mais ele teve a humildade de ouvir Ytrô. Que era alguém que tinha acabado de se converter, era alguém que não tinha a estatura espiritual de Moisés.

 Não somos melhores do que ninguém. Podemos aprender com todos.Não é porque você fala hebraico,você é melhor do que aquele que não fala.

 Eu tenho procurado diligentemente fazer meus estudos para compartilhar com vocês, estudo em média 50 horas por semana, tenho buscado a excelência e o zelo com a palavra de D’us, mas te digo uma coisa não sou melhor nem do que aquele que mal fala o português, pois se D’us tirar a sua mão sobre mim, eu já era.

 Sabedoria vem de D’us, conhecimento adquire-se. O que eu vou fazer com conhecimento? Provavelmente nada.

 Isto é uma lição para todos nós. Temos que ouvir as pessoas que consideramos menores do que nós. Às vezes as melhores ideias veem exatamente destas pessoas.

 Hoje infelizmente muitos líderes não querem ouvir os seus liderados, pois se acham superiores.

 A maioria das vezes aqueles que consideramos menores do que nós é que nos dão conselhos vindo do Eterno. Temos que ter humildade de ouvir a todos. Sempre há lugar para aprendermos com os outros.

 Sabe por que eu falo isto? Porque eu morro de medo da soberba, e sei que não sou imune a ela, e sei que a soberba destrói.

 A soberba tomba o homem, a soberba nos desvia dos caminhos retos de D’us, a soberba rouba profecias dadas para a nossa vida, a soberba te distancia dos planos de D’us e te desqualifica para trabalhar no Reino de D’us.

Arrume professores e sejam submissos a eles, os rabinos dizem que quem acha um professor acha um tesouro. Isto é um antídoto contra a soberba.

 Não estou querendo bater na sua autoestima, mas apenas te conscientizar que todos aqui somos servos de D’us, estamos aqui para fazer o NOME DELE CONHECIDO ATRAVÉS DAS NOSSAS VIDAS E DO NOSSO ENSINO.

Êxodo 18:16    Anexo_5

Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.

וְהוֹדַעְתִּי אֶת-חֻקֵּי הָאֱלֹהִים, וְאֶת-תּוֹרֹתָיו. And I have announced the laws of God, and His commandments.

 Esta palavrinha aqui está escrito TOROT TAV.  Torot é plural de Torá. Tav aqui é o possessivo Dele. Significando as Leis Dele, os mandamentos Dele.

 Uma pergunta? Como Moises julgava baseado na Torah se ela ainda não havia sido outorgada?

 Isto vem comprovar que as leis,os estatutos,os mandamentos,as mitzvot existiam antes da criação do mundo e foram passadas desde Adão de forma oral, sendo outorgada no Monte Sinai.

 Se não existisse os mandamentos não teria sentido Caim ser punido.

 Outorgada: É um termo muito utilizado na linguagem forense, uma vez que quem passa uma procuração, é outorgante e quem recebe os poderes é outorgado. Ato de transmitir, declarar em escritura pública;conceder, consentir poderes a outrem, autorizando este a praticar certos atos e direitos .

No versículo 27, Ytrô se despede de Moisés e volta para sua terra. Rashi comenta que ele retornou para sua terra a fim de converter toda a sua família.

Isto é importante,se você deixa o paganismo é importante que você traga a sua família para o Eterno.

Êxodo 19:5, 6 
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.


O Eterno escolheu o povo de Israel para ser Reino de sacerdotes,para ser uma nação Santa (kadosh).Uma nação separada.

 1 Pedro 2:9  
Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

 Se você traduzir este texto para o hebraico, você vai ver que Pedro citou o texto de Êxodo 19 versos de 5 e 6.

 Vamos agora estudar a outorga da Torah . Em Ex 19:8 está escrito que antes de receber a Torah o povo falou:


Êxodo 19:8 
Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.

O povo comprometeu-se a guardar a Torah. E antes do povo receber a Torah escrita pelo dedo do Eterno,ouve no 3º dia trovões,relâmpagos,toque do Shofar. O Monte foi envolto pela fumaça e a montanha tremia.

 

Êxodo 19:18  
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

 Aqui diz que o Eterno desceu no monte para outorgar a Torah.

 Êxodo 20:21  Anexo 10

E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à nuvem, onde Deus estava.

 Afinal Ele desceu a terra ou estava nos céus? Parece uma contradição.

 O Eterno é onipresente então Ele estava tanto na terra quanto no céu. Ele esta em todos os lugares ao mesmo tempo.

 Da mesma forma que quando Yeshua veio a terra os céus não ficaram vazios. Mesmo Yeshua sendo uma encarnação do Eterno, que é o próprio Eterno, os céus não ficaram vazios, pois Ele se manifestava tanto na terra quanto nos céus.

 Vamos estudar agora o capitulo 20, a tradução literal é “As Dez Palavras” e popularmente é conhecido como os 10 mandamentos( Matan Torah.).

Êxodo 20:1-2 
  Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. (1)

Êxodo 20:3-6

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.·.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (3)

Este mandamento não proíbe dizer o nome de D’us, proíbe sim que seja usado de maneira desrespeitosa. Se você não pronuncia o nome do Eterno isto acaba por anular o nome do próprio Eterno. E o mandamento é claro: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. Use-o com Temor e com Tremor

 Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. (4)

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou
.

O Shabat é um mandamento. Muitos cristãos estão sendo enganados por Roma.

 Yeshua não anulou o Shabat. Este é um mandamento escrito com o próprio dedo de D’us. O Eterno não muda! O Shabat é um mandamento Eterno.

 Esta é a primeira benção que o Shabat dá ao homem: Shabat Shalom>

 Restaurar a paz dentro dele mesmo. Isso abre a porta para a paz com a família e o ambiente próximo,  paz com a natureza e com D’us.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (5)

 Mateus 15:4-6

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.·.

Yeshua criticou aqui uma prática, a pessoa tinha pai ou mãe, ou ambos necessitados de uma ajuda financeira, ai a pessoa dizia “vou dar uma oferta para o templo” davam um dinheirinho para o templo e deixavam de ajudar o pai e a mãe. Yeshua mandou dar a oferta para o pai e para a mãe.  (Caso do pastor com um membro da Igreja)

Não matarás. (6)  Não assassinarás, não cometerás homicídio.

 Não adulterarás. (7) Yeshua elevou a Torah de maneira mais profunda, pois o Mashiach veio também para nos elevar espiritualmente. Mt5: 28  


Não furtarás. (8)


Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (9)

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (10)

 

UMA CURIOSIDADE

Êxodo 20:18  

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.·.

 

Bíblia Hebraica Ex 20:14  

  וְכָל-הָעָם רֹאִים אֶת-הַקּוֹלֹת וְאֶת-הַלַּפִּידִם, וְאֵת קוֹל הַשֹּׁפָר, וְאֶת-הָהָר, עָשֵׁן; וַיַּרְא הָעָם וַיָּנֻעוּ, וַיַּעַמְדוּ מֵרָחֹק. 14 And all the people perceived the thunderings, and the lightnings, and the voice of the horn, and the mountain smoking; and when the people saw it, they trembled, and stood afar off.     Pag. 29

No original esta escrito que “todo o povo viu as vozes “ Segundo o Talmud é vozes no plural e não no singular e explica que a voz do Eterno no Sinai se dividiu em 70 vozes,em 70 idiomas,para que todos os 70 povos pudessem ouvir e entender a Torah,em seu próprio idioma.

Ao explicar a Torá em todos os idiomas, D’us assegurou que em cada terra e em cada povo haveria uma centelha de Torá.
(Chidushei HaRim) 

 Lembre-se que saíram do Egito, não só israelitas, mas pessoas de vários povos, de varias línguas e de varias nações. Isto prova que a Torah foi dada para toda a humanidade.

Atos 2:4-8 

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Qual era a festa bíblica na outorga da Torah? , a Festa de Shavuôt (Pentecostes).

EZ 11:19 Para os judeus, a Festa de Shavuôt celebra o aniversário da Torá, da Lei de D-us, dada a Moisés no Monte Sinai. Nós, judeus messiânicos, também celebramos o aniversário da Torá com alegria. Muito mais, celebramos o dia maravilhoso no qual, nesta Festa, a Igreja primitiva dos apóstolos recebeu o Espírito Santo do Pai. Ezequiel anunciou que D-us E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;4