fbpx

PARASHA ÊKEV  – (Em razão de)

Beit HaDerekh

PARASHA ÊKEV   Em razão de…
Dt 7:12- 11:25
Is 49:14 -51:3
Hb 11: 8:13

Resumo da Parashá : Êkev começa com MOISÉS encorajando os filhos de Israel a confiar em D’us e nas maravilhosas recompensas qu Eterno nos dará se guardarmos a Torá.

MOISÉS assegura-lhes que derrotarão com êxito as nações de Canaã, e deverão remover todo e qualquer vestígio de idolatria remanescente na Terra Santa.

MOISÉS os lembra sobr maná e as outras maravilhas com que D’us os supriu pelos quarenta anos passados, e ele advert seu povo para estar consciente das armadilhas da futura prosperidade e do orgulho das façanhas militares, o que poderia fazê-los esquecerem-se de D’us.

Els relembra ainda de suas transgressões no deserto, recontando toda a história do bezerro duro, e descrevendo a abundante misericórdia de D’us.

MOISÉS enfatiza que a geração do deserto tinha uma responsabilidade especial de permanecer leal aos mandamentos por causa dos muitos milagres que vivenciaram pessoalmente.

Após detalhar as numerosas virtudes da Terra Prometida, MOISÉS ensina ao povo o segundo parágrafo do Shemá, que enfatiza a doutrina fundamental de recompensa e punição, baseada no cumprimento dos mandamentos.

 (O Shemá é composto de três trechos da Torá (Deut. 6:4-9; 11:13-21; e Núm. 15:37-41)

Esta Porção da Torá termina com a promessa de D’us, uma vez mais, de que Ele protegerá o seu povo se eles cumprirem as Leis da Torá.

Como podemos agradar a D’us? Vale a pena escolher obedecer?

Dt 7:12 Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia (Graça/ (Chesed) que jurou a teus pais;

Hb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos qu buscam.·.

Tem que crer em D’us. Eu acredito que Ele existe! Mas isto não é crer. Este é o conceito grego-romano, que a crença se faz pela percepção do intelecto. Isto não é o suficiente por não ser o conceito bíblico.

Tg 2:19  Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem!

O diabo crê em D’us, mas nem por isto ele tem fé. Quando Jesus diz:

Jo 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Crer no sentido bíblico é ter experiência com, não existe crença sem experiência, é ser fiel a.
(Fé = emuná  אֱמוּנָה fidelidade) A palavra fé vem de Fidelis.

A fé começa quando O Senhor se revela a você e depois desta experiência ninguém nunca mais conseguirá te convencer do contrario.

Por isso não fique só estudando, busque isto na sua vida. O estudo nos leva a crer com o nosso intelecto a experiência nos leva a comprovar o que estudamos.

E é esta a fé qu autor de hebreus está dizendo que agrada a D’us.

Crer que D’us recompensa àqueles qu buscam. Você também tem que crer nisso. Estes são os pilares da fé que agrada a D’us.

Por quê? Porque Ele ama recompensar aqueles qu buscam e nós amamos receber os favores de D’us, não só no mundo vindouro, mas aqui e agora.

Somente quando você sabe que nosso D’us é um D’us que retribui, só assim você pode exercer o livre arbítrio. Lembra-se do texto quando iniciamos Hb 11:6?

Ler os capítulos 7, 8, 9,10 e 11 é só benção.Todos amam esta porção da bíblia. Mas o 11:26-28 fala das maldiçoes,não podemos nos esquecer do SE, esta é a palavra mais importante SE.

Quando você tem consciência destas coisas ai você tem o verdadeiro livre arbítrio. Livre arbítrio não é você chegar numa encruzilhada e escolher para qual caminho você vai.

Livre arbítrio é você chegar nesta encruzilhada e ter o conhecimento prévio das consequências de cada escolha.

Adão não tinha uma natureza pecaminosa o que ele tinha era o livre arbítrio.

Porque D’us colocou a arvore do conhecimento lá? Para que ele tivesse a oportunidade de pecar, a oportunidade de desobedecer, se não; não seria livre arbítrio.

É como se minha mãe dissesse Stella você é a nora que eu mais gosto. De que valeria este elogio pois eu sou filho único e ela não teria escolha?

É o mesmo caso de D’us, Ele tinha que dar opção a Adão. E para o livre arbítrio ser completo D’us disse a Adão:  Gn 2:17  Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Adão sabia as consequências da desobediência por isso o livre arbítrio era pleno.

O povo de D’us conhece também o livre arbítrio pleno. Vejamos as recompensas:

Dt 7:12-15 Será, pois, que, suvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, fruto da tua terra, o teu grão, teu mosto, teu azeite, e a criação das tuas vacas, rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entrs teus animais.
E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que tdeiam
.

Dt 11:22-25 Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao Senhor vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,Também o Senhor, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desd deserto, e desd Líbano, desd rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.
Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror temor de vós, como já vos tem dito.

Busque-o enquanto é tempo você não sab dia de amanhã. Buscar a D’us é mandamento.

Existe um caminho traçado predestinado para aqueles que resolvem obedecer a D’us.Da mesma forma que há um caminho traçado predestinado para aqueles que resolvem não obedecer a D’us.

Dt 8: 19 -20 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e suvires outros deuses, s servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.Como as nações qu Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.

O ser humano recebeu o poder de escolha. Tudo esta na Mão do Senhor exceto o teme-lo. (Talmud Brarrot pag. P).O poder de temer a D’us não esta nas mãos de D’us, pois Ele nos deu e está na nossa mão.

D’us deu as cartas, conhece nosso jogo, mas decidiu não interferir.

E como fazer se você esta na trilha da predestinação contraria a D’us?

Sozinho, não há como você pular para a outra.

Ai é que entra a obediência aos mandamentos,

Sl 119:105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

 Estudando,guardando,conhecendo bedecendo a palavra de D’us.

Isto fará com que você ande com segurança no caminho predestinado a salvação.

 Por isso ensinamos que a Lei não salva, a lei não te tira daqui e te passa para aqui, mas uma vez colocado aqui, é a lei que direciona os seus pés,é a lei que te guia,é a lei que te da parâmetros para que você não se desvie nem para a direita nem para a esquerda.

A Lei não salva, mas te mantém salvo. Mas se eu tropeçar e cair?

Ai você vai precisar da Graça e de um arrependimento genuíno, ai não entra lei nenhuma, é entre você Eterno. Só precisamos da Graça quando pecamos então viva a sua vida procurando não pecar, mas saiba que se você tropeçar precisará da Graça e ela estará  disponível a você.

PV 7:1-3 1 Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos.

2 Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos.  

3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. 

João 8:31,32 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, (ouvir guardar cumprir) verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

O discípulo não é aquele que estuda a Torá e sim o que guarda a palavra.

João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos s guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Temos que combater este falso evangelho, NÃO EXISTE EVANGELHO SEM LEI.

O próprio Jesus diz: A palavra s profetas falam a meu respeito. Por que não sabem quem eu sou?  Na parábola do rico e Lazaro o que Abraão fala é : Seus irmãos já têm Moises s profetas, ouça-os.

D’us é um só. Nós estamos seguindo o seu propósito. Aquilo que Ele anunciou aos profetas continua da mesma forma, não se desviou para lado nenhum. Jesus não veio fundar outra religião, Ele veio cumprir as Leis do Senhor.

Este evangelho que prega a exclusão da Lei, o mínimo esforço, está produzindo uma geração de discípulos infrutíferos. E tornando-se infrutífero você pode ser cortado.

Mateus 3:10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

Mateus 7:21-23 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade
. (Anomia- Falta de Lei)  

Mateus 7:24-27    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele quuve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Preste atenção: É possível você ter recebido a graça de D’us, você ter nascido de novo, você ter sido colocado na predestinação dos vitoriosos, e você por causa das suas escolhas se colocar na trilha contraria a vontade de D’us. Isto é possível!

Efésios 2:8-10  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas
.

Ezequiel 33:12-19 Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniquidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá.Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,
Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá.De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles
é que não é justo.
Desviando-s justo da sua justiça, e praticando iniquidade, morrerá nela.
E, convertendo-s ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.··.

Toda profecia de juízo pode ser alterada por um coração contrito e arrependimento genuíno e com atitude. Lembre-se que Nínive não foi destruída porqu Rei se arrependeu. D’us não destruiu a cidade que havia prometido destruir. Arrependimento faz milagres. Arrependimento verdadeiro mov coração de D’us.

A valorização dos mandamentos de D’US  é um dos pilares da fé bíblico-judaica.

Esta é a missão das sinagogas judaicas messiânicas: Restaurar o evangelho e as suas origens e não judaizar a igreja.

Valorizar os mandamentos de D’us. Pois este conceito eu estou na Graça e você está na Lei te torna uma pessoa medíocre.

Portanto o que a palavra nos ensina é que as recompensas vêm depois de termos cumprido os mandamentos de D’us.

Curiosidades:
Midrash Yalcut 846

“Se você respeitar os mandamentos que as pessoas geralmente pisoteiam com o calcanhar, então D’us abençoará”… 

A palavra Ekev tem um duplo significado: (a) em razão de…

 e (b) calcanhar עָקֵב.

Daí o nome de Jacob “Yaacov”  יַעֲקֹב pois ele estava pendurado no calcanhar de Esaú quando nasceu de Rebeca.

Esta Parashá também aponta para o Messias pois a primeira ocorrência da raiz da palavra Ekev aparece em Gênesis 3:15, onde D’us disse qu Calcanhar (do Messias) iria esmagar a Rosh (cabeça) da serpente (Satanás). 

Moisés apela para o povo, fazendo uma pergunta: ‘E agora, Israel, o qu teu Deus quer de vocês; é que tenham Temor do Senhor (Yirat Adonay), e que caminhem no caminho do Senhor que amem o Senhor de todo coração para que pratiquem os seus Mandamentos, para o seu próprio bem. Dt 10:12

Qual a ligação desta Parashá com HB 11: 13-16?
Hebreus fala dos heróis da fé que não alcançaram as promessas

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela dnde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade
.

Essa experiência de cumprimento adiado, nas vidas dos patriarcas (v. 13-16) os capacitou a aprenderem a olhar para além da morte, para um cumprimento mais extenso qu de sua própria vida e experiência terrena.

Assim, eles vieram a perceber que esta vida não é um fim em si mesmo, mas tão somente uma peregrinação (ver Gn 23.4; Gn 47.9) em direção a um alvo melhor (isto é, celestial), além desta vida.

 HB 11:15,16 — Os patriarcas e Sara não retornaram para Ur, embora pudessem tê-lo feito se quisessem.Da mesma forma deveriamos seguir o exemplo dos patriarcas, recusando-nos a retornar hábitos antigos e às atrações e perdições deste mundo.

 Nós também não sabemos se vamos para a nossa terra prometida nesta geração ou vamos aguardar junto com os patriarcas o retorno do Messias, mas a mensagem aqui é que se queremos habitar na nossa terra prometida, se almejamos morar na nova Jerusalém, temos que seguir a orientação de D’us,

Seguir seus mandamentos e nos esforçar para cumpri-los, pois, a Lei não salva como já vimos, mas, nos manténs salvos.  Finalizando: Gostaria de deixar um salmo para meditarem     Salmos 19:7-10 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Translate »