O que significa Beit HaDerekh ?

Beit HaDerekh

Cerca de 30 anos após a morte de Jesus, Paulo estava em Jerusalém. Ele foi até o templo juntamente com mais quatro homens zelosos que voluntariamente levaram ao templo as ofertas necessários para fazerem um voto de nazireu. Esse tipo de voto, descrito no livro de Números capítulo 6 envolvia: o sacrifício de um cordeiro e uma cordeira de um ano, o sacrifício de um carneiro, pães sem fermento, e ainda o raspar a cabeça do ofertante. 

Após toda essa cerimônia, super judaica, judeus, vindos da ásia pensaram que Paulo havia introduzido gregos dentro do templo e ficaram furiosos.

Houve grande tumulto e Paulo quase foi morto pelos judeus revoltados. Soldados acudiram a Paulo e o prenderam para ser interrogado. Paulo falou com a multidão em Hebraico:

 “ Irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós. Quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram. E continuou: Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso para com Deus, como todos vós hoje sois. Persegui este Caminho/הדרך até à morte, prendendo e metendo em prisões, tanto homens como mulheres,” 

Nesta defesa Paulo se refere, ao que na época, era conhecido como O Caminho. Mais tarde Paulo explica ao governador Félix o seguinte:

 “ Confesso-te que, segundo O Caminho/ הדרך, a quem chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas…” Atos 24:14

Escolhemos esse nome para nossa comunidade, pois esse foi o nome pelo qual os primeiros discípulos se identificavam: Nazarenos ou os Do Caminho. O nome cristão, que aparece pela primeira vez na cidade situada na Síria, chamada Antioquia, foi o nome dado pelos pagãos os seguidores de Yeshua. É interessante notar que Cristão foi a forma como o inimigo nos nomeou! Paulo nunca referiu-se a si mesmo como cristão. Ele sempre se definiu como judeu. Apesar do termo cristão significar: ungido ou messias, preferimos usar o nome hebraico original para nos diferenciarmos da religião que surgiu mais tarde na história e que inevitavelmente acabou perdendo suas características originalmente judaicas. 

Para finalizar, existe uma linda frase dita por Jesus em João:

 “Eu sou o caminho/הדרך, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim.”

A definição que Yeshua dá de si mesmo é de que ele é o próprio caminho/הדרך

para se chegar ao Pai. Quando diz: ninguém vem ao pai senão por mim, devemos notar que ele não diz vai ao pai, porém vem ao pai. Está implícito neste detalhe: o pai é o mesmo que o filho. 

Yeshua é  Deus. Yeshua é  O caminho/הדרך para se chegar até o pai.