InglêsPortuguês  | Hebraico

Deus aceita o sacrifício de seres humanos em benefícios de outros?

Beit HaDerekh

Não, Deus não aceita o sacrifício de humanos no sentido da palavra, como por exemplo o sacrifício de uma criança como oferenda para culto diante de um altar tal como os povos antigos praticavam para obter favor de seus Deuses. Entretanto, Deus permite a morte substitutiva de humanos para aplacar sua ira diante de pecados.

  • Em  2 Samuel 21 de 1 a 14, onde Davi entrega 7 parentes de Saul para remir o pecado de Saul junto aos Gibeonitas e a fome que havia há 3 anos cessou sobre Israel .
  • Outro texto está em Nm 25 de 1 a 13 quando havia praga por causa do pecado dos filhos de Israel que prostituíam com as moabitas servindo aos deuses delas. Finéias, o sacerdote, matou um homem israelita e uma mulher moabita atravessando ambos com uma lança pelo ventre. A ira do Senhor se aplacou diante deste ato e a praga cessou.

Agora, há casos de pessoas que doam voluntariamente suas vidas em prol de outras. Por exemplo: em casos extremos de guerra, vimos soldados pularem em cima de uma granada para salvarem seus companheiros, ou judeus adultos nos campos de extermínio se oferecerem para substituírem crianças que naquele momento haviam sido condenadas a morte. Ora, se vemos o valor  de atos dessa natureza quanto mais devemos considerar o fato de Yeshua ter se oferecido voluntariamente para morrer em nosso lugar. Portanto, a morte substitutiva de Jesus foi suficiente para trazer redenção a toda humanidade. Isaías 53:10 e11 diz: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-O enfermar; quando der Ele a Sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade, e prolongará seus dias; e a vontade do Senhor prosperará em suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu servo, o justo, com seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Concluímos em coerência com pensamento judaico que Deus se agrada da morte substitutiva de um justo.