Parasha Vaerá: Eu Apareci, Eu me revelei, Eu fui visto.

Beit HaDerekh

Parasha Vaerá: Eu Apareci, Eu me revelei, Eu fui visto.

Ex 6:2 a 9:35
Ez 28:25-29:21
Rm 9:14 – 33

A Parashá começa com o ETERNO dizendo a Moisés que ELE apareceu a Abraão, Isaque e Jacó, mas eles não conheceram o seu nome  יהוה (YHWH).

Eu vou saltar este pedaço para depois voltar nele com mais detalhes.

Vamos recordar quando o Eterno apareceu a Abraão,Isaque e Jacó:

No caso de Abraão ele viu o Eterno em Gn 18:

Gênesis 18:1-3

Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia
E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.

Um daqueles homens era o próprio Eterno que se manifestou como homem.

Nós estudamos isto na PARASHA VAYERÁ (E apareceu..) Gn 18:1 – 22: 24.

O Eterno apareceu a Isaque no episódio que Abraão levou Isaque para ser sacrificado, Gn 22, e quando Abraão ia sacrificar o seu próprio filho, em obediência ao Eterno, diz a Torah que aparece o Anjo do Eterno e este próprio anjo impede o sacrifício de Isaque.

Se você ler todo o capitulo Gn22, você vai perceber que o Anjo do Eterno é o próprio Eterno. E na bíblia em hebraico aparece o tetragrama.

 וַיִּקְרָא אֵלָיו מַלְאַךְ יְהוָה, מִן-הַשָּׁמַיִם, וַיֹּאמֶר, אַבְרָהָם אַבְרָהָם; וַיֹּאמֶר, הִנֵּנִי. 11 And the angel of the LORD called unto him out of heaven, and said: ‘Abraham, Abraham.’ And he said: ‘Here am I.’

E quando o Eterno se manifesta a Jacó? No episódio que Jacó lutou com um anjo, Gn 32:23-33.

Todos falam que Jacó lutou com um anjo, mas se você ler o texto em hebraico, não está escrito que Jacó lutou com um anjo, e sim que Jacó lutou com Ish    אִיֵּשׁ, que significa HOMEM.

  וַיִּוָּתֵר יַעֲקֹב, לְבַדּוֹ; וַיֵּאָבֵק אִישׁ עִמּוֹ, עַד עֲלוֹת הַשָּׁחַר. 25 E Jacó foi deixado sozinho; e aí lutou um homem com ele até o romper do dia.
  וַיֹּאמֶר, לֹא יַעֲקֹב יֵאָמֵר עוֹד שִׁמְךָ–כִּי, אִם-יִשְׂרָאֵל:  כִּי-שָׂרִיתָ עִם-אֱלֹהִים וְעִם-אֲנָשִׁים, וַתּוּכָל. 29 And he said: ‘Thy name shall be called no more Jacob, but Israel; for thou hast striven with God and with men, and hast prevailed.’

Resumindo, em Ex 6: 2 a 3 o Eterno diz que apareceu, tornou-se visível a Abraão, Isaque e Jacó. Nós vimos que a Abraão Ele apareceu como um Homem, para Isaque Ele aparece na figura do Anjo do Eterno, e para Jacó Ele apareceu também como um Homem, mas era o próprio ELOHIM se manifestando da forma humana.

Isto comprova que o Eterno pode se manifestar de varias maneiras e também como homem. O fato do Mashiach se manifestar de forma humana é algo totalmente compatível com a Torah.

Vou fazer um resumo desta Parashá e depois volto nos pontos de destaque.

A Parasha desta semana começa com Elohim dizendo que vai libertar o povo de Israel da escravidão. E os conduzirá a terra dada por herança a Abraão, Isaque e Jacó.

Então Elohim incube a Moises e Aarão para irem ao encontro de Faraó, e pedirem que ele liberte o povo de Israel.

Moises é rejeitado pelo seu próprio povo, pois a 1º vez que ele pede a Faraó a libertação do povo, Faraó acaba duplicando o serviço sobre os filhos de Israel,eles não mais receberiam a palha preparada,teriam que colhe-la para a fabricação dos tijolos.

Os chefes, capatazes que eram hebreus também,reclamam com Moises e dizem que D’us é testemunha do que ele esta fazendo contra o seu povo.(Gn 5:18)

Moises chora com D’us e diz que ele está cumprindo o que o Senhor mandou e as coisas estão piorando, e ai começa a nossa porção de hoje.

O Eterno instrui a eles que caso Faraó crie algum obstáculo eles façam um milagre, jogando o cajado no chão que se transformaria numa serpente. E assim eles fazem.

Faraó manda seus feiticeiros jogarem seus cajados no chão e eles também se transformam em serpentes. Só que as serpentes de Moises e Aarão engolem as serpentes dos feiticeiros de Faraó. E Faraó não liberta o povo de D’us.

No capitulo 7 iniciam-se as 10 pragas,mas há aqui também um gap, que é a genealogia incompleta dos chefes de família dos hebreus.

Começa com Ruben,depois passa para Shimeon e depois vão para os filhos de Levi e para ai.Porque isso?

O autor de Êxodo quis nos mostrar 2 figuras que apareceriam mais tarde e que seriam importantes na trajetória do Êxodo.

Uma delas que é primo de Moises,é um sujeito calvo chamado Corar,que significa calvo em hebraico.E este foi aquele que se rebelou contra Moises.fez de tudo para destruir Moises e D’us acaba instituindo juízo.

 Números 16:21, sua linhagem vai: “Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi,” fazendo dele o bisneto do patriarca Levi e o primo de Moisés e Aarão..

Números 16:32 indica que Coré se rebelou contra Moisés, E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.

A outra figura que vai aparecer aqui é um dos filhos Arão, Eleazar que se casa com uma mulher não judia, uma midianita, que é filha de Ytrô, Jetro chamado aqui de Putiel. Esta mulher da a luz a Pinchas ou Fineas que é aquele que vai livrar o povo de Israel do juízo divino.

Este parênteses foi criado foi para mostrar de onde vieram, Moises, Arão,Corar e Finéas.

E ai se iniciam as 10 pragas que o Eterno lança contra o Egito. A primeira às águas se transforma em sangue causando um mau cheiro por causa dos peixes mortos e impossibilitando os egípcios de beberem as águas de seus mananciais.

O Eterno vai enviando uma sequencia de pragas e todas as vezes Faraó se recusa a libertar o povo mas em cada praga Faraó diz que se a praga cessar ele irá libertar o povo, a praga cessa, mas ele não cumpre a sua palavra. O famoso promete mas não cumpre.

Este lenga-lenga continua até a 10º praga com a morte dos primogênitos.

Esta porção de hoje cobre até a 7ª praga que é a chuva de granizo e fogo.

הִנְנִי מַמְטִיר כָּעֵת מָחָר, בָּרָד כָּבֵד מְאֹד, אֲשֶׁר לֹא-הָיָה כָמֹהוּ בְּמִצְרַיִם, לְמִן-הַיּוֹם הִוָּסְדָה וְעַד-עָתָּה. 18 Behold, tomorrow about this time I will cause it to rain a very grievous hail,(BARRAD) such as hath not been in Egypt since the day it was founded even until now.

È importante lembrar também que a Terra de Goshem onde os hebreus habitavam era poupada de todas as pragas.as pragas não chegavam até lá.

É importante ressaltar isto pois há um principio bíblica aqui.

O povo de D’us não é tirado do meio da tribulação e colocado em outro lugar blindado,o poder de D’us é mais visto no meio da tribulação.E o Senhor fala isto. Nisto se manifestará o meu poder quando as pragas não chegarem às casas dos hebreus. D’us não nos livra da cova mas na cova.

A Parasha termina com a negação de Faraó de libertar o povo não permitindo que o povo de Israel parta.

Moises e Aarão são escolhidos pelo Eterno como redentores e libertadores do nosso povo. Assim como Yeshua é o nosso redentor, nosso libertador.

É interessante que muitas pessoas falam em salvação por meio de Yeshua.

Salvação em hebraico é Y’SHUAH.   (יְשׁוּעָה)

O cristianismo fala muito em salvação e diz que basta aceitar Jesus como salvador e você está salvo.

Mas a pergunta que faço é o que significa SALVAÇÃO? O que significa Y’SHUAH?

Salvação, no conceito israelita, significa libertação do pecado. Yeshua é nosso salvador, mas quem salva alguém o salva de algo. Yeshua nos salva de que?

Yeshua nos salva da ira vindoura.Yeshua nos salva dele mesmo. Yeshua nos salva da condenação que vem dele mesmo. Somos salvos DELE, POR ELE E PARA ELE.

Não existe esta historia de que a pessoa é salva e continua no pecado. Se alguém é salvo,a palavra salvação Y’SHUAH significa LIBERTAÇÃO.

Mateus 7:13,14

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Logo o verdadeiro discípulo de Yeshua não vive aprisionado pelo pecado. E pecado significa descumprir a Torah,violar a Torah.

Outra coisa Moises e Aaron tipificam Yeshua. Moises recebeu a Torah e Yeshua é a Torah viva. Yeshua veio elevar o entendimento da Torah. Yeshua nunca ensinou nada contra a Torah como apregoa alguns.

O que o Mashiach fez foi trazer uma revelação mais profunda da Torah e não trazer ideias contrárias a Torah. Ele engrandeceu o seu sentido e a sua interpretação. Que é um pensamento totalmente compatível com o pensamento dos sábios do nosso povo.

No Talmud está escrito que quando o Mashiach vier, ensinará de uma maneira tão profunda que muitos pensarão ser uma nova Torah.

Menahem Brod diz haverá uma tremenda revelação da sabedoria da Torah, que será considerada uma nova Torah.

É exatamente isto que Yeshua fez, basta pegar O SERMÃO DA MONTANHA, que é uma excelente aula de Yeshua sobre a Torah.

Nenhum rabino escreveu algo tão profundo o quanto o que foi escrito em Mateus: 5,6 e 7. Ali esta resumido os aspectos mais importantes da Torah. Alguns dizem que Jesus veio para alterar a Torah, isto não é verdade.

Yeshua pregou a mesma Torah que foi outorgada a Moisés, mas Ele soube extrair a essência da Torah. Por isso os sábios do nosso povo dizem que esta Torah terá uma revelação tão tremenda que muitos acharão que é uma outra Torah. Mas não é, é a mesma Torah sendo revelada de forma mais profunda.

Yeshua possui também uma típica relação com Aarão, pois no futuro ele será escolhido como Cohen Chagadol, sumo sacerdote e Yeshua é o nosso sumo sacerdote celestial.

Olha que interessante, de você ler :

Êxodo 6:26,27

Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.

כו  הוּא אַהֲרֹן, וּמֹשֶׁה–אֲשֶׁר אָמַר יְהוָה, לָהֶם, הוֹצִיאוּ אֶת-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל מֵאֶרֶץ מִצְרַיִם, עַל-צִבְאֹתָם. 26 These are that Aaron and Moses, to whom the LORD said: ‘Bring out the children of Israel from the land of Egypt according to their hosts.’
כז  הֵם, הַמְדַבְּרִים אֶל-פַּרְעֹה מֶלֶךְ-מִצְרַיִם, לְהוֹצִיא אֶת-בְּנֵי-יִשְׂרָאֵל, מִמִּצְרָיִם; הוּא מֹשֶׁה, וְאַהֲרֹן. 27 These are they that spoke to Pharaoh king of Egypt, to bring out the children of Israel from Egypt. These are that Moses and Aaron.

Porque Aarão é mencionado em 1º lugar no versículo 26 e no versículo 27 há uma inversão e Moises é mencionado em 1º lugar?

Rab. Rachi explica: Isto nos ensina que eles eram equivalentes. Um não era mais elevado espiritualmente do que o outro. Ambos tinham o mesmo grau de santidade.

O Rab. David Bargo que escreveu a obra Maskill Ben David ,diz o seguinte neste momento eles eram iguais,porém depois, somente Moises, Moshe, subiu ao monte para receber a Torah e isto para mim denota que Moises foi maior do que Aarão em nível profético.

E esta é a interpretação mais aceita pela maioria dos rabinos.

O Judaísmo Rabínico diz que que Moshe foi o maior profeta e que não surgiu e nem surgirá ninguém como Moshe. Será que isto é verdade?

De onde isto foi tirado?

Foi tirado do Igdall, Os 13 Princípios do Judaísmo, elaborado por Maimônides e o 7º principio de Maimônides é : Não se levantou em Israel nem se levantará outro como o profeta Moises que viu a imagem do Eterno.

Vamos confrontar isto com a Torah.

Deuteronômio 18:18 : Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

Todos os sábios concordam que este outro profeta que viria é o Mashiach.

O rabino Levi Ben Yerushon,que viveu no século 13,escreveu o seguinte:

Moises fez muitos milagres para levar apenas um povo, Israel, para adorar Elohim, mas o Mashiach,fará com que todos os povos adorem Elohim.

E foi isto que Yeshua fez, o nome de Elohim é pregado em toda a Terra.

Hebreus 1:1-14

Hebreus 1:6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.

Como que Yeshua pode receber adoração se somente o Eterno pode ser adorado? A resposta é simples Yeshua é uma manifestação de Eterno.

Vamos voltar ao inicio da Parasha com o ETERNO dizendo a Moisés que ELE apareceu a Abraão, Isaque e Jacó, mas eles não conheceram o seu nome  יהוה (YHWH).

 וָאֵרָא, אֶל-אַבְרָהָם אֶל-יִצְחָק וְאֶל-יַעֲקֹב–בְּאֵל שַׁדָּי; וּשְׁמִי יְהוָה, לֹא נוֹדַעְתִּי לָהֶם. 3 and I appeared unto Abraham, unto Isaac, and unto Jacob, as God Almighty, but by My name YHWH I made Me not known to them

Êxodo 6:3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.

O Eterno começa dizendo que pelo seu nome ainda não havia se revelado,mas Ele não explica mais sobre o seu nome.

Sabe por que o Eterno usa uma revelação do seu próprio nome para poder dar a motivação e a unção necessária para que Moises cumprisse o chamado dele até o final?

Imagina Moises com 80 anos e Arão com 83 libertar o povo de Israel do Egito? Devia estar com depressão pois no 1º dialogo deu tudo errado. Começamos com o pé esquerdo. Então D’us fala:

Eu vou me revelar a você e ao povo de uma forma diferente. Até agora para os seus antepassados eu me revelei como El Shadai, mas agora eu vou me revelara vocês com o meu nome.

Todo nome expressa uma natureza daí a importância de você não dar qualquer nome ao seu filho.O nome acaba refletindo uma natureza na personalidade.

Antes de revelarmos o nome de D’us, quero dizer que Ele tem centenas de nomes não é somente El Shadai. E por que Ele tem centenas de nomes?

Por que o nome reflete o caráter

Por que o nome reflete o atributo

Por que o nome reflete uma experiência com este D’us.

Qual era o nome de D’us ate este momento? Era algo que tinha acontecido com este servo de D’us e esta pessoa se referia a D’us com aquilo que ela vivenciou de D’us.

David foi um dos homens que mais deu nome para D’us. Por quê? Pois ele teve tantas experiências com D’us,uma intimidade tão grande que D’us para ele era muitas coisas.

Adonay Nissim- minha bandeira

Adonay Ish milchamá homem de guerra

Adonay El Coach D’us que da força

Adonay El Raffa –D’us que cura

El = D’us divindade superior

Elohim = D’us dos deuses

E assim por diante. A cada feito D’us recebia um nome especial. Porém D’us tem um nome e Ele queria revelar este nome não somente a Moises mas a todo o povo.

Êxodo 3:14

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Neste versículo o Senhor já da uma dica a Moises do seu nome. Naquele dialogo da sarça ardente.

A frase original é:

אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה

eh’yeh asher eh’yeh

EH’YEH é o verbo SER no futuro da primeira pessoa. SEREI

SEREI O QUE SEREI.Diz a eles que SEREI me enviou a vós.

Porque Ele diz serei? Porque D’us é conhecido por meio da sua atuação no meio do seu povo.Ele se torna o nome da sua necessidade para livra-lo da sua necessidade.

Se você esta doente eu serei Adonay Rafá. Se você está sem forças eu serei o seu Adonay Coach e te darei forças.

Como D’us tem sido conhecido na sua vida? Dando a Ele um nome de prestigio ou um nome de vergonha?

O que os outros tem dito a respeito de você e do seu D’us?

O D’us do murmurador? O D’ us do sem misericórdia? O D’us do chato?O o D’us do abençoador? O D’us do misericordioso?

Nós temos obrigação de darmos nomes a D’us. Como? Tendo experiências com Ele.

Não se esqueça de que do mesmo jeito que Ele pode ser o D’us da sua salvação (Yeshuá) Ele também pode ser o D’us do seu juízo.(p’sak diyn)

פְּסַק דִּין 

Naquele episodio da sarça ardente D’us não revela o seu nome a Moisés, Ele deixa para revelar quando Moises esta no desespero,em frente a Faraó e tudo dando errado.

Não serei conhecido por vocês pelos meus atributos mas sim pelo meu nome

יְהוָה

Este nome tem um mistério,mas um mistério revelado,é o único nome de D’us que não limita D’us.

YHWH é a junção de 3 tempos verbais do mesmo verbo, o verbo SER.

O HEBRAICO NÃO USA O VERBO SER NO PRESENTE.

Se você quer dizer EU SOU UM RABINO, VOCE DIZ ANI RAV. Se você quer dizer EU SOU MEDICO ANI RROFER EU MEDICO.

Da mesma forma não pronunciamos o verbo ter no presente substituímos por EXISTE.

Em vez de dizer eu tenho uma casa. EXISTE UMA CASA PARA MIM. D’US ME DEU PARA ADMINISTRA-LA EU NÃO TENHO NADA.

הָיָה      ERA ERA ERA ERA  

הוָהÉEEEEEEEEEEEEEEE

יְהוָהSERÁSERASERASERA

ALGUEM QUE FOI É e SERÁ É SOMENTE ETERNO

Anexos:

PG 2

Este lenga-lenga continua até a 10º praga com a morte dos primogênitos.

Esta porção de hoje cobre até a 7ª praga que é a chuva de granizo e fogo.

הִנְנִי מַמְטִיר כָּעֵת מָחָר, בָּרָד כָּבֵד מְאֹד, אֲשֶׁר לֹא-הָיָה כָמֹהוּ בְּמִצְרַיִם, לְמִן-הַיּוֹם הִוָּסְדָה וְעַד-עָתָּה. 18 Behold, tomorrow about this time I will cause it to rain a very grievous hail, (BARRAD) such as hath not been in Egypt since the day it was founded even until now.

PG 3

Salvação em hebraico é Y’SHUAH.   (יְשׁוּעָה)

PG 5

כו  הוּא אַהֲרֹן, וּמֹשֶׁה–אֲשֶׁר אָמַר יְהוָה, לָהֶם, הוֹצִיאוּ אֶת-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל מֵאֶרֶץ מִצְרַיִם, עַל-צִבְאֹתָם. 26 These are that Aaron and Moses, to whom the LORD said: ‘Bring out the children of Israel from the land of Egypt according to their hosts. ‘
כז  הֵם, הַמְדַבְּרִים אֶל-פַּרְעֹה מֶלֶךְ-מִצְרַיִם, לְהוֹצִיא אֶת-בְּנֵי-יִשְׂרָאֵל, מִמִּצְרָיִם; הוּא מֹשֶׁה, וְאַהֲרֹן. 27 These are they that spoke to Pharaoh king of Egypt, to bring out the children of Israel from Egypt. These are that Moses and Aaron.

Porque Aarão é mencionado em 1º lugar no versículo 26 e no versículo 27 há uma inversão e Moises é mencionado em 1º lugar?

PG 6

 וָאֵרָא, אֶל-אַבְרָהָם אֶל-יִצְחָק וְאֶל-יַעֲקֹב–בְּאֵל שַׁדָּי; וּשְׁמִי יְהוָה, לֹא נוֹדַעְתִּי לָהֶם. 3 and I appeared unto Abraham, unto Isaac, and unto Jacob, as God Almighty, but by My name YHWH I made Me not known to them

PG 7

A frase original é:

אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה

eh’yeh asher eh’yeh

PG 8 Não serei conhecido por vocês pelos meus atributos mas sim pelo meu nome יְהוָה

הָיָה      ERA ERA ERA ERA  

הוָהÉEEEEEEEEEEEEEEE

יְהוָה SERÁSERASERASERA

ALGUEM QUE FOI, É e SERÁ É SOMENTE ETERNO

Translate »